Inteligência Artificial ou IBM

 


Mais uns espertos lembram-se de mais uma bolha de negócio, a Inteligência Artificial (eu desde 1989). Quando chegou o "meu" primeiro IBM PS/2 Model 30, Intel 8086 e em 1991 IBM PS/2 Model 35sx, um 486sx escondido (os benchmark diziam iguais) ...




Tinha eu 15 anos e vi uma revista Elector do meu pai Joaquim, verosão portuguesa onde numa página tinha código para programar em pascal sobre Inteligência Artificial ... o computador fazendo perguntas para nós adivinharmos o animal que se estáva a referir, vi muito cedo que a IA funciona com uma grande base de dados e o computador através de juntar as propriedades que lhe perguntam dá uma resposta, nada de especial ( somos iguais, vivemos do que acumulamos no cérebro que responde a perguntas e dá respostas )... alguns andam agora a tentar claramente ganhar dinheiro com algo que é mais que evidente que existe à muito tempo na IBM, até pode ter sido ela a criar o conceito, ela é a mãe das máquinas de calcular eléctricas e a mãe de muito do que por hoje se utiliza : ecran, teclado, rato, sistemas operativos, tipos de programas. Não pode existir sem a IBM, mesmo estando em guerra com a Microsoft por causa do OS/2 a Microsoft tinha de pagar direitos de autor à IBM porque tudo dependia do IBM Personal Computer de 1980 a base de tudo x86 ! E claro em 1929 quando o meu avô Juan de Bourbon se lembrou da IBM ela já vendia máquinas de calcular eléctricas ... em 1929 ! Uns eram em 1989 malucos pelo Spectrum eu e os meus irmãos tivemos melhor ... eu dei uso profissional, comecei a programar em Assembler e BASIC com 14 anos de idade.

Quem em 1989 como eu e os meus colegas de curso de 10º ano 12º ano de Curso de Técnico Profissional de Informática, ouvimos falar de Cray, Sun, IBM, Data General, HP ... Inteligência Artificial já existia à muito na àrea militar ... e na civil a algum tempo :

-  Antivírus (fazem perguntas ao sistemas e depois diz o vírus)
- Jogos de Trivial pesquisa às moedas ... (base de dados de perguntas e respostas)
- Software e Matemática, verifica a pergunta e calcula a resposta

Ou seja nada de novo, eu penso do IBM Chronous e no IBM Deep Blue e no IBM Watson ... Estes são públicos mas outros não ... e para serem públicos existe muito melhor, enquanto a IBM sonhar nós os que nascemos com ela sonhamos ... 


A IBM continua ... nós continuamos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ucrânia, a minha posição || Ucrania, mi posición...

Como usar um cartão STEAM para a compra de Jogos Online

Porquê Humberto Delgado !