Porquê Humberto Delgado !

Foto Shutterstock

    O General Humberto Delgado foi convidado para assistir na Segunda Guerra a operações militares nazis, mas depois da Segunda Guerra foi aos E.U.A. e pode ver um país democrático e constitucional muito diferente de Portugal de Salazar.
Foi com a morte do General Craveiro Lopes da Força Aérea Portuguesa que de acordo com a Constituição de 1933 do Estado Novo as eleições deveriam ser convocadas para eleição do Presidente da República.
    
Foi neste vazio político que o General Humberto Delgado aparece para se candidatar a Presidente da República, contra Salazar ... questionado sobre o mesmo disse "Obviamente demiti-o ". A adesão do povo viu-se nas fotos de mar de gente, em especial na cidade do Porto.
Neste clima político o meu avô Manuel António Vilela apoia a candidatura de General Humberto Delgado a Presidente da República com o apoio dos Estados Unidos da América, estando o meu avô na mesa de candidatura no post anterior na cidade do Porto como já disse.
 



    A nossa família pode ter passado por algo por Manuel António Vilela apoiar Humberto Delgado contra Salazar, Manuel António Vilela que hasteava todos os dias a Bandeira dos Estados Unidos da América contra Salazar. Não eram muitos a ter este acto de condenação pública (o Embaixador dos EUA em Portugal fazia o mesmo), também passou a ser o mesmo publicamente da parte dos EUA quando John F. Kennedy  proibiu Salazar de levar material militar americano para a Guerra do Ultramar, material que tinha chegado a Portugal por parte do acordo da NATO. 
    Desde miúdo que o meu pai Joaquim Domingos Monteiro sempre me lembrou isto, a tomada de atitude do meu avô, era o herói político do filho. Lembrar Humberto Delgado é lembrar a Democracia acima de tudo e do regime  em causa, aliás é preferível mudar de regime tendo a Democracia presente, uma condecoração ? não ! mas lembrando "vocês falam e tomam posições graças a também a Manuel António Vilela"

    Sempre a Democracia e sempre a Liberdade, também por isso tenho uma Bandeira dos EUA no meu quarto, também por ele o Avô Vilela que se fosse vivo teria 124 anos ... :) São estes exemplos que devemos ensinar aos nossos miúdos, para entenderem que o líder da banda Rock pode não ser o melhor ... é preciso ter cuidado com escolhas assentes em alicerces fracos de cultura geral.

Como me dizia o meu pai "uma casa não se constrói primeiro pelo telhado, mas sim sempre pelos alicerces". Um regime também precisa de um bom alicerce ... a Democracia.

RM




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ucrânia, a minha posição || Ucrania, mi posición...

Como usar um cartão STEAM para a compra de Jogos Online