Não posso passar ao lado ...

 


Não posso passar ao lado do que está a acontecer na California, como militar não devo tomar uma posição política de um dos lados, tenho de ser dos dois lados. Publicamente não apareço, mas por aqui posso deixar algo escrito. 
Sendo americano sou porque o meu avô Juan era americano e o meu avô João Paiva também, assim como o meu bisavô D.Manuel II. Não tomavam uma posição directa e publica mas sim eram. Não comento as imagens que vejo do que está a acontecer, nem posso criticar quem está no terreno mas deixo algumas ideias do que nunca devem fazer. A situação é crítica, muitos milhares sem casa, um estado quase a mais 50% parado ... neste momento não se deve tirar vantagem do que acontece : não dar concertos de música grátis porque vai suar a aproveitamento, não fazer campanha política, nem campanha religiosa ... afinal São Francisco foi povoado por frades franciscanos espanhois, não virar as costas e defender as origens do povoado.
Pedir sim : apoio alimentar, racções de combate fora do prazo, sopa instantânea em pó, água potável, um pouco de conforto ... sendo uma zona de pessoas com muito dinheiro, são americanos como nós  (embora a vida civica de alguns deixe muito a desejar ). Pede-se aos escuteiros de mais de 15 anos de idade que ajudem (foi para isso que foram criados), quanto às forças armadas e de segurança pede-se que deixem-no trabalhar.

Acho que é o mínimo que posso dizer, numa situação de crise económica grave desde 2008, temos de minorar os riscos e os problemas. Não sou incenssível.

Richard Allan

Comentários