Vicente Rodrigues Monteiro, o último Rabi da Sinagoga do Porto antes de 1974

 

Sinagoga do Porto

Um dia depois de comer um dos mais famosos croissant mais famosos do Porto onde o meu pai Joaquim Monteiro adorava ir, onde o meu avô Manuel António Vilela levava ... depois fomos pela Rua Guerra Junteiro e vi um edifício fechado com as paredes cinzentas e portas com taboas... o meu pai Joaquim disse "Rui o edificio que estás a ver esteve fechado durante a ditadura do Estado Novo". Para mim com 18 anos não encontrei sinais e nem sabia o que significava, sei que uns metros antes passámos pela casa onde o meu avô Vilela viveu com o meu pai e com a minha avó, era uma casa com um arco na porta na esquina que dá para a Igreja da Paróquia, onde ele me disse que deixou nas escada de madeira uma moeda de 50 escudos.
Mais tarde com a tecnologia do Google Maps, que usei em 2005, andei à volta da cidade do Porto para matar as saudades de locais que tinham a ver com a minha família porque não havia dinheiro para carta de condução e carro, vi que aquele edifício que antes era cinzento  e portas fechadas com tábuas de madeira era a Sinagoga do Porto. Pelos sinais que me deixaram fiquei a saber que o avô do meu pai era Vicente Rodrigues Monteiro, o último líder Rabi/Mestre da comunidade judaica na cidade do Porto, porque vi a foto dele num livro que comprei por causa da Ditadura Militar em Portugal da Sextante ... ele Vicente Rodrigues Monteiro como Bastonário da Ordem dos Advogados e a cara muito parecida com o meu pai Joaquim Monteiro, era o avô dele e meu bisavô ... Assim entendi alguns azares da vida do meu pai, neto de um Rabi, teve educação judaica, levava-nos à Igreja da Glória à Missa e tivemos uma educação católica ... ele não comungava ( pudera os ódios anti-semitas ainda eram alguma coisa nos 80's até para ele que fez a Comunhão Católica).
Fiquei contente por saber que recuperam aquele edifício cinzento, alguns amigos meus judeus chamam-me "Rabi", sim aceito que me chamem Mestre/Professor e defendo a herança Judaica da família mas sou católico ... Yavé é o mesmo Deus, desde criança que nunca entendi os ataques a Judeus ... e tudo o que via de atentados terroristas, morte de inocentes em aviões a explodir do "sr. Araphat da Organização de Libertação da Palestina e do braço terrorista da Al Fatah " ... que nunca poderia ser Maçon Regular como eu, mães de sangues de inocentes ...  Nenhum Maçon Regular pode aceitar o que aconteceu ... defendo até ao meu último dia o Estado Israel, os judeus já estavam lá antes do séc.XX, e defendo as Forças Armadas de Israel ... só com paz é que vivemos, nunca esquecerei mortos nos autocarros, depois de explosões ... e não esqueço os ataques das IDF que defendo 100% como militar Americano, sempre aliado de Israel. Mais nada tenho a dizer, se existir mais uma guerra na zona, estou do lado deles ... daqueles que são perseguidos à mais de 2500 anos, para os católicos o Messias é Jesus assim como para mim ... somos Judeus todos, os cristãos ... Judeus Messianicos ...

Paz e Shaloom para todos, como Jesus dizia em Hebreu "A Paz esteja convosco"

Rui Monteiro
Conde de Barcelona

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ucrânia, a minha posição || Ucrania, mi posición...

Como usar um cartão STEAM para a compra de Jogos Online

Porquê Humberto Delgado !