Manuel António Vilela o meu avô


Quando era miúdo o meu pai Joaquim falou-me dos Vilela, a família que era a dele, a do meu avô Manuel António Vilela. Ele quando era miúdo viu num dicionário que era uma família antiga espanhola, e nos meus 15 anos pediu-me para com a mão direita ao alto como ele jurasse o código de família que era muito antigo e era o do meu avô "Palavra, Honra, Frontalidade, Humildade e Caridade".
Muitas foram as histórias que o meu pai me disse dele antes de ir embora em 1999, posso deixar aqui algumas delas, todos os dias hasteava a Bandeira dos Estados Unidos da América contra Salazar ... quantos o faziam em Portugal antes de 1974 ? Poucos e ainda mais sem serem presos políticos, fazia o mesmo que o Embaixador Americano, aliás estava ao lado de Humberto Delgado e era um dos principais apoiantes, estava na sua mesa no Café Douro na cidade do Porto à direita de Humberto Delgado. Era também forte apoiante de John F. Kennedy e do Partido Democrata, era democrata, e tinha na gaveta da mesa, uma Carta, um louvor do Presidente dos Estados Unidos da America a agradecer os favores prestados. 

Cheguei a encontrar um primo de sangue (e não de outros jantares) meu que me disse "olha és tão Bourbon como eu és neto de Juan de Bourbon Rui, Conde de Barcelona, usa o Brasão de Armas dele" ... e fiquei a saber que Manuel António Vilela era o nome português dele. Nunca me passou pela cabeça ser irmão de Sua Majestade Rei Filipe VI de Espanha e nem me passou pela cabeça ser Principe de Espanha.  

General Humberto Delgado, fonte Wikipedia


Era frontalmente contra as touradas, algo que é totalmente compatível com o facto de eu ter sido escuteiro "6 artigo - O escuta protege as plantas e os animais" da Lei de Escuta, e totalmente compatível com o facto de eu ser Maçon Regular (adormecido ? morto não estou e adormecido não significa irregular para me proteger, não foi esse o exemplo que vi de alguns na minha vida). Um dia foi com a minha avó ver uma tourada na Galiza e quando chegou a altura de estocar o touro e mata-lo levantou-se e gritou "assassinos !!!" e depois foi preso pela Guarda Civil. Isto tudo sabendo só o que sabia sem saber o que o nome representava fora da minha família ... tinha várias mulheres ? bem acusado de bigamia foi for uma mas ele foi buscar as irmãs da Avó Anita a Espanha na Guerra Civil e protege-las ... a minha avó tinha pneumonia ...

Bem não se dava muito bem com Salazar, um dia quando o meu pai Joaquim foi obrigado a ir à Mocidade Portuguesa, o meu avô espetou um murro no castelo e disse "o meu filho não vem mais !" e o meu pai não podia faltar à Mocidade Portuguesa por lei ... mas se o meu avô poderia ser americano o meu pai tinha desculta. Mais ? Estoirou o dinheiro dele todo em peças de carros americanos, pois pensou que os americanos ao terem ganho a Segunda Grande Guerra poderiam vir carros americanos para a Europa. Era Monárquico assumido e tinha no gabinete dele uma foto de D.Manuel II autografado que o meu pai me mostrou quando estávamos à espera da avó para o Chá das 5.
Nasceu em 1900, e o fim da vida foi uma trombose na cadeira de rodas com uma cana ... doí-lha os filhos irem para a Guerra Colonial, era Irmão da Ordem do Carmo por isso o meu pai nasceu no hospital da Ordem na cidade do Porto, nunca vou esquecer-me de ver o meu pai Joaquim a chorar ao lado da campa do meu avô Manuel António Vilela no Talhão do Carmo ... era o pai dele ...


A foto igual à que conheci, existem muitas .... à que tenho no meu quarto dada pelo meu companheiro de "lutas" Ricardo Gomes da Silva quando fomos tomar de "assalto" a Real Associação de Lisboa (inscrevi-me na de Aveiro ou Beira Alta)

Um à parte, gravata foi inventada pela Cavalaria Checa no Séc.VIII,  a perola na gravata ...

RM





Comentários