25 de Abril ! Sempre !



Em 1973 houve a crise da OPEP, o preço do petróleo caiu a pique o que provocou uma crise económica grave em todo mundo e por reflexo no "Império de Portugal", aumentando o petróleo era impossível  a Portugal aguentar uma Operação Militar, a Guerra Colonial, e também era óbvio tornava-se impossível aguentar o Estado Português nas colónias de maior dimensão, Moçambique e Angola. Isto nunca foi dito publicamente mas é lógico, talvez o 25 de Abril de 1974 fosse para evitar o colapso e perda de independência ? Estávamos já na NATO logo era impossível Portugal voltar a pertencer a Espanha, perdemos a independência económica, essa foi óbvia com a independência das colónias, o FMI entrou em 1978 em Portugal por bancarrota... a dívida externa foi a todo custo diminuida. De certo que Marcelo Caetano sabia alguma coisa, a Primavera Marcelista, um ensaio provavelmente para ver como a Democracia iria ser entendida e colocada no terreno ... com alguns pedregulhos pelo caminho como assim foi no fim ... uma ilusão.

Nascido em 1975 vi o Portugal de esquerda e vi o Portugal de direita, vi a FP25 e vi militares no parlamento, a minha geração foi politizada até ao momento que viram que não mudavam o país por ódio á esquerda ou por ódio à direita, a Constituição de 1976 e as suas revisões impediu tal coisa. E no fim nunca fui mesmo de esquerda e nem de direita, mas pelos menos li livros e entendi o passado ao ponto de convencer a minha mãe de que o Tio Mário não tinha culpa da independência das colónias ... foi o MFA que o obrigou a assinar de cruz como disse Almeida Santos (meu avô) num livro sobre o período quente, Li da esquerda à direita ... foi suficiente para hoje dizer "sou português". Vi o meu tio Eanes como General e Presidente da República, e as tropas portuguesas a desfilar nos Jerónimos com a Bandeira de Portugal num posto para todos a verem bem ! Já devem entender como ataquei o Euro 2004, profanaram-na alguns ... que as deixaram routas e descoloridas.



 

Em 25 de Abril de 1974 ocorreu  uma Operação Militar de reposição do poder do Estado Novo e caminhar para um futuro democrático. Como foi feita por militares, a farda não tinha cor política, eles nunca foram de esquerda ou direita. O povo veio à rua, quebraram o "segredo" ? E os mortos, militares e civis, que atacaram a Sede da PIDE em Lisboa ? Vi os 25 de Abril desde talvez 1980 até alguns anos atrás ... tive a minha desilusão como militante do PS e vi que afinal a história tinha alguma razão ... vi que defendia o povo da esquerda à direita, com ajuda de tios, defendi e defendo trabalhadores e patrṍes, desde que sejam honestos.
Comprei discos ditos de esquerda, talvez de guerra psicológica, como já disse num artigo anterior ... o que não foi assim tão mau. 
Não me fez mal ter discos de Fausto, Sérgio Godinho, José Mario Branco, José Afonso ... depois de ler alguma coisa, achei que fazia e faz parte da nossa cultura a música de protesto ... não devia acabar porque o de melhor que foi feito de produção musical foi nessa fusão : Fado de Coimbra, Ranchos Folclóricos, Rock e Jazz.

O 25 de Abril nunca deve ser esquecido, pelo menos para evitar inteligentes mercenários da política que mudam com o vento "deles". Mesmo como Conde de Barcelona e  Espanhol nunca iria esquecer o passado e este dia. Por isso todos anos pego nos "discos" e relembro ...

Um bom feriado, não branqueiam os vossos netos ... é meio caminho para respeitarem a hierarquia militar e o que representam. Nunca vou esquecer, porque ajudou também Espanha a pensar na Democracia ... Sou Português.

Obrigado
Rui Monteiro
Conde de Barcelona
Duque de Coimbra 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ucrânia, a minha posição || Ucrania, mi posición...

Como usar um cartão STEAM para a compra de Jogos Online

Porquê Humberto Delgado !