Nada e nosso ...



Eu tinha 14 anos quando numa aula do Curso Técnico Profissional de Informática, o Professor disse que as formulas de media e variância não podiam ser optimizadas trabalhando para alguém, no entanto podiamos faze-lo como alunos. Isto quer dizer que o segredo militar deve ser respeitado, com 14 anos fiquei a saber que não podia ser "Hacker" ou brincar com os "Americanos" ... numa altura, década de 90 onde se ouvia falar bastante em Hackers que entravam em Mainframes e não śó. Ficamos a sentir a testa um bocadinho mais fria, é aqui que devemos ter cuidado e não ir pelos amigos, mas ir pela lei.

Com 18 anos um colega de trabalho, não vou indicar o lugar por protecção da empresa, deu-me um código em BASIC para fazer chamadas com o meu computador sem pagar telefone usando um Modem do computador de trabalho para testar. Experimentei, vi que não deixava de ouvir o sinal sonoro do Modem ... logo estava a gastar tempo do telefone que o meu pai pagava, vi também uma BBS de ficheiros com música mas tive desligar logo porque a minha consciência me pedia, eu já era Escuteiro à 4 anos,( não queria meter o nome do meu pai no tribunal mesmo já sendo maior de idade) ... logo a educação dos pais e dos escuteiros já pesava na minha consciência. Estão a ver que um Hacker não era e nem será nunca um escuteiro, " 9 - O escuta é sóbrio, económico, e respeitador do bem alheio" (Fonte site do Corpo Nacional de Escutas"), estive no máximo 5 minutos com o meu computador ligado legalmente através do modem mas o hack de poupança se era para gastar dinheiro do meu pai sem consciência acabou ali.

Temos de ver o tempo disto, década de 90, quando todos queriam um Intel 486, não existia Internet, cópias de música e livros em Portugal todos os faziam ... não havia respeito pelos direitos de autor de nada, a lei não se respeitava. Por isso a pirataria em Portugal até 2004 era "normal", noutros países não era tanto ... Até mesmo o meu pai foi o primeiro a piratear em casa com o primeiro computador, trouxe uma cópia pirata de um programa de contabilidade e fotocópias de um livro de pascal, não existiam Santos em casa para além da minha mãe que estava muito longe da informática. E mesmo num curso de informática que estava a tirar na escola pública portuguesa, tudo era copiado do software dado nas aulas ... O pascal que aprendi foi através de uma cópia original comprada pela escola à Borland, o famoso Turbo Pascal 5.5, que todos os alunos copiaram para fazer trabalhos de casa de programação.



Se alguma vez me dissessem "já que a música não é portuguesa fazemos pirataria", eu já estava vacinado em parte pelo que contei. Fiquei a saber que os direitos de autor podem não ser de quem não queremos, temos sempre de os respeitar.

Obrigado
RM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ucrânia, a minha posição || Ucrania, mi posición...

Como usar um cartão STEAM para a compra de Jogos Online

Porquê Humberto Delgado !