Sexto artigo da Lei do Escuta

 


Sexto Artigo da Lei do Escuta : "O Escuta protege as plantas e os animais".

Foi seguindo a Lei de Escuta que disse "se algum Agrupamento de Escuteiros em Portugal apoia directamente as touradas deveria acabar de existir porque viola a Lei do Escuta".

Não há pela Lei Portuguesa problema em gostar de touradas, mas Agrupamentos de Escuteiros que têem como um dos lemas "defender o Ambiente" e "O Escuta protege as plantas e os animais" no seu DNA não podem apoiar Touradas porque colocam em causa toda a pedagogia à volta do ideal escutista. Pais e míudos(as) podem gostar em particular, agora uma organização apoiar algo que a coloca em causa não pode ser.

O meu irmão, Sua Magestade Dom Filipe VI Bourbon, Rei de Espanha, pode e já o deu publicamente apoio às touradas, faz parte da cultura espanhola e a Lei não o proíbe, mas ele não representa os escuteiros como eu desde 1989 ... Sou inspector deles desde os meus 14 anos, eu não podia defende-las, fui educado pelo exemplo do meu avô Manuel António Vilela que numa toutada na Galiza com a esposa Anitta em pleno Estado Novo se levantou e disse "Assasinos" quando viu o touro ser estocado e morto na praça de touros, sendo depois preso pela Guarda Civil. 

A tourada para quem gosta de cavalos é um espectáculo "lindo" se esquecermos o sofrimento dos touros e alguns cavalos, o bailado do cavaleiro com cores vivas se esquecermos o resto ... é lindo. Mas temos de ser coerentes com o que defendemos, alguns dizem que os comemos depois nos Hamburgers e o Código de Honra dos Vilela ?

"Palavra, Honra, Frontalidade, Humildade e Caridade"

Tive de honrar o juramento que fiz aos 14 anos.
Pedia aos Chefes de Agrupamentos que pensassem duas vezes.

Rui Monteiro
Agrupamento 191 de Aveiro, Corpo Nacional de Escutas 1989-1997




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ucrânia, a minha posição || Ucrania, mi posición...

Como usar um cartão STEAM para a compra de Jogos Online

Porquê Humberto Delgado !