Computadores Velhos e Novos a minha história ... o meu ACER comprado no JUMBO tem 14 anos !

  

Na década de 80 eu não estava a par da doença nacional dos Spectrums em casa de cada um ... excepto a nossa. Eram computadores que "todos" em Portugal se lembram, para jogos carregados por cassetes, mas custavam o salário do meu pai ... 36 contos (36 mil escudos mensais). Imaginem o salário mínimo ?
Em 1987 conheci um parecido do meu vizinho Xico, era um Timex compatível spectrum de 128Kb de RAM quando os os Spectrum eram menos (48kb e pouco mais). Nãio vi condenação pública a quem os comprava, mas sabe-se quem os tinha, os da classe média alta ... anti 25 de Abril. 

Em 1989 houve um teste na minha casa, o meu pai trás um IBM PS/2 Model 30 (Intel 8086 a 16Mhz, 640Kb de RAM e disquetes e 740Kb), inicialmente era para as coisas dele mas depois eu falei nas aulas na Mário Sacramento onde eu estava no meu 9º ano de escolaridade ... vieram os primeiros jogos pirateados que hoje tento comprar no STEAM. Pela primeira vez vi o problema do vício de algo, eu tinha 14 anos, na altura onde o Tetris jogava-se em máquinas de moedas e eu via os meus colegas a jogar nelas a e a estoirar a mesada dos pais que eu não tinha (o meu pai dava-me umas notas de 2000 escudos que davam para muita coisa mas eu não estoirava nas máquinas ... só no bilhar). Quando chega o Tetris ao Model 30 poupei imenso nas moedas de vício em máquinas mas vi outro vício dos jogos que deu cabo de mim e mais dos meus irmãos.




Começo no verão de 1989 então a ver o computador pelo ASSEMBLER e Batch files, e o IBM BASIC que trazia, os jogos vieram depois ... eu dei uso profissional, até porque já tinha visto o TIMEX do meu vizinho a carregar o BASIC dos jogos e foi isso que me chamou a atenção ... o vício da programação começou. O problema era o preço do IBM, 750 contos mas o meu pai podia, não vou dizer nomes de jogos ... TETRIS e Xadrez foram os principais. Em Dezembro do mesmo ano 1989 o vício provoca estragos, eu 6 disciplinas com negativas e os meus irmãos muito pior ...Senti que tinha desonrado o meu pai, e meti as mãos logo ao trabalho para um 2º período de aulas de 2 mêses, todos os dias até jantar a estudar o máximo que podia para levantar 6 negativas ... que levantei para positivas em dois meses, considerado e reconhecido eu como um exemplo sentado ao lado dos melhores alunos da Mário Sacramento nas aulas. Vi como dar a volta a um vício, negando-o e vendo que tinha de ultrapassar ... continuei a jogar mas muito menos tempo e pedi livros de programação em IBM ao meu pai, por isso nem tudo foi perdido ... O meu pai em 1990 deu-me um guitarra clássica e não deu mais porque ... ficava mal, honrei o nome do meu pai, Monteiro. No dia em que fui buscar as notas de fim de anos do 9º ano com  a minha mãe recebi uma salva de  palmas pedida pela directora de turma ... foi a minha primeira ... custou a engolir ... tinha 14 anos. 


Isto influenciou-me, foi para o Curso Profissional de Informática (Programador Profissional) na Escola José Estevão de 1990 a 1993, aprendi linguagens para ir trabalhar para uma empresa : BASIC, ASSEMBLER, DBASE III+; PASCAL; C, PASCAL for Objects. Passei a entrar a fundo no mundo da informática : revistas americanas e inglesas, hardware a substituir, e o vício de programação ... que para já parei ... Fomos treinados, o nosso curso não ficava pior do que o curso de técnico programador da Força Aérea, mas em 1990 o nosso professor disse "nunca mudem as formulas de estatística para serem mais rápidas através da optimização, são dos EUA e se ganharem dinheiro ... ". E no fim influenciou a minha entrada na universidade, no curso de Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação que acabei na Universidade de Aveiro em 2007.
Em 1991 o meu pai trás um IBM PS/2 Model 35sx (Intel 80386sx de 20MHZ, 4Mb RAM e disco rígido de 40GB), custou 750 contos mas foi o meu avô o Conde de Barcelona dono da IBM que disse ao meu pai "El niño necesita energía para programar esto lo suficiente." E foi porque o 8086 arrastava com o Turbo Pascal 5.5 em PC-DOS, e os jogos novos para 386 viraram o mundo para mim. Aprendi a  optimizar hardware, comprei com trocos meus do CNE uma placa de som, placa SVGA e ... o computador virou um 486SX duas vezes mais rápido, o que é certo ainda hoje fazendo este tipo de alterações qualquer computador fica mais rápido


Estamos em 2024, o salto é muito mas apliquei a um computador de 14 anos, um ACER, mais memória, mais velocidade em disco e uma SVGA nova ... Quantos existem a funcionar ? em Portugal com 14 anos ? A experiência e o meu currículo assim o fizeram ... trabalhei com 17 anos como tecnico de informática numa empresa de um amigo do meu pai, vi o que era um hierarquia e uma empresa por dentro com responsabilidades de programador informático ... vi um Mainframe pela primeira vez ... e amigos que não esqueço que me ajudaram a prolongar a vida de computadores através de hardware ...


 

IBM 

Hoje ando pela HP, é americana e semelhante ao IBM, são feitos para não falhar, e sonho com o DEEP BLUE, era normal isso acontecer na minha geração ... sem internet e telemoveis ... Ainda posso ter um IBM RS/6000 SP ...

Obrigado IBM !

Rui Monteiro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os titulos ontem e Hoje

Ucrânia, a minha posição || Ucrania, mi posición...

Como usar um cartão STEAM para a compra de Jogos Online